25.4 C
Cambé
quinta-feira, maio 23, 2024

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE AUXÍLIO-DOENÇA E AUXÍLIO-ACIDENTE, E COMO É POSSÍVEL CONVERTER ESSES BENEFÍCIOS EM APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

Muitas pessoas acham que auxílio-acidente e auxílio-doença são o mesmo benefício, mas não são, por isso, perguntamos ao Escritório JÉSSICA GALVANI ADVOCACIA quais são os direitos do beneficiário nestes casos, e como é possível requerer a aposentadoria por invalidez.

Dra. Jessica, o que seria Auxílio-Acidente?

O Auxílio Acidente é um benefício pago ao segurado que após uma doença ou um acidente, não se recupera totalmente de suas lesões, com isso, as suas sequelas reduzem a sua capacidade de trabalho, mas não o deixa incapacitado totalmente de trabalhar. Assim, a pessoa beneficiária recebe esse auxílio como uma forma de indenização, na proporção equivalente a sua lesão. Quem recebe auxílio-acidente, pode trabalhar normalmente. Geralmente esse benefício equivale a 50% do salário recebido pelo segurado, e é pago pelo INSS. Ou seja, a incapacidade é parcial e permanente.

E o que seria então o Auxílio Doença?

O Auxílio-Doença, diferente do auxílio-acidente, o auxílio-doença é pago ao segurado que estiver incapacitado por mais de 15 (quinze) dias para seu trabalho, porém de forma total e temporária. Neste caso, o segurado não pode trabalhar em razão da sua doença ou lesão, sendo que o valor pago é uma substituição de renda.

Por fim, como diferenciar os dois Auxílios da Aposentadoria por Invalidez, Dra Jessica ?

Quando falamos de Aposentadoria por Invalidez, devemos entender que o segurado está incapacitado total e permanente para o trabalho.

E quem recebe Auxílio-Acidente ou Auxílio-Doença pode pedir a conversão para Aposentadoria por Invalidez?

Pode sim!! Mas para isso é preciso comprovar através de documentos médicos (laudos, atestados, exames, etc) que a situação do segurado se agravou e que agora está incapacitado de forma total e permante, ou seja, sem prognostico de cura.

Mas lembre-se, é preciso ter cautela ao pedir essa conversão, para não correr o risco de perder seu benefício totalmente, por isso, é muito importante que procure um profissional para auxiliar você corretamente.

O Portal Cambé agradece as informações prestadas pela Dra. Jessica!

O Escritório JÉSSICA GALVANI ADVOCACIA fica localizado à Rua França, n° 16, Centro de Cambé. Contatos (43) 99981-4513 / (43) 3035-1171.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

Redação Portal Cambé
Redação Portal Cambéhttps://www.portalcambe.com.br
Editor e fundador do Site Portal Cambé. Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
44,604SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
spot_img
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/
WhatsApp chat