Com muita festa em ginásios de esportes e estádios de futebol de nove cidades, começou na noite de sexta-feira (27) a fase regional da 53.ª edição dos Jogos Abertos do Paraná. As disputas vão até 4 de setembro em Lobato, Santa Fé, Assis Chateaubriand, Boa Esperança, Cambé, Chopinzinho, Irati, Roncador e São José dos Pinhais.

Em todas as sedes, a festa de abertura recebeu bom público. Em algumas das sedes, já começaram os primeiros confrontos de modalidades coletivas. Participam da competição 191 municípios. Só na fase regional, nas oito sedes, estão envolvidas mais de 10 mil pessoas entre atletas e dirigentes.

O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, participou das aberturas em Lobato e Santa Fé, na região norte-noroeste. Em Santa Fé, a abertura foi antecipada para a noite de quinta-feira (26). As duas cidades se uniram para realizar a etapa regional dos jogos.

“Viemos acompanhar essas duas aberturas em reconhecimento ao esforço dos dois municípios para proporcionar a melhor recepção possível aos visitantes. Constatamos com muita satisfação a dedicação das duas comunidades”, elogiou Rocha.

Na fase regional competem apenas as equipes da divisão B das modalidades coletivas (basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei), além de vôlei de praia e xadrez em divisão única. No total, são 627 equipes disputando vagas para a fase final. Classificam-se os campeões de cada região, além de alguns vice-campeões das regiões com maior participação, caso de Assis Chateaubriand, que reúne 120 equipes de 35 municípios.

Na final, entram ainda as 82 equipes da divisão A do basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei, além das de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis e tênis de mesa. Nas modalidades individuais, o número de equipes só será confirmado dia 8 de setembro, quando vence o prazo para desistências.

Os Jogos Aberto do Paraná são disputados por seleções municipais, com atletas nascidos até 1992, exceto a ginástica rítmica, que permite a participação de nascidos a partir de 1996, e futebol, que admite atletas nascidos a partir de 1989. Todas os esportes têm disputas masculinas e femininas, exceto bocha e futebol (só homens) e ginástica rítmica (só mulheres).

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.