O Globo

Manchete : 83% dos menores infratores já tinham abandonado a escola
No Rio, mais de 8 mil alunos deixaram estudos este ano
Até 2016, índice de evasão entre jovens envolvidos com o crime era de 76%. No ano passado, 375 turmas da rede municipal foram fechadas por vagas ociosas
Dados da Justiça do Estado revelam que a evasão escolar é pano de fundo para o crescimento da violência envolvendo jovens. Segundo o Juizado da Infância e da Juventude da Capital, 83% dos 3.223 adolescentes apreendidos nos cinco primeiros meses deste ano haviam abandonado a escola. Até 2016, esse índice era de 76%.
O secretário municipal de Educação, César Benjamin, informou que 8.416 alunos deixaram as escolas de ensino fundamental da rede até maio. Em 2016, esse número foi de 10.100 alunos. Os dados sobre evasão em 2017 ainda não foram divulgados, mas 375 turmas foram fechadas no ano por terem vagas ociosas. (Página 9)

PF monitora 602 suspeitos de terrorismo
Relatório da PF mostra que 602 brasileiros estão sendo monitorados por suspeita de envolvimento com terrorismo internacional, informa Jailton de Carvalho. A polícia apura se grupos estariam praticando crimes comuns para financiar ações no exterior. (Página 8)

Energia solar mais fácil de usar
Novas tecnologias estão sendo testadas para facilitar o uso da energia solar nas cidades. Brasil lidera pesquisa de painel flexível que pode ser usado em fachada de prédios. Na China, placas solares são aplicadas em asfalto. (Página 43)

Rede nega alianças e acena a mercado
Sem tempo na TVe com pouco dinheiro, Marina Silva descarta chapa com siglas tradicionais, e sua equipe afasta ideias heterodoxas na economia. (Página 3)

O que pensam os eleitores de Ciro
Pedetista se destaca entre os brasileiros desiludidos com o PT, de classe média e com mais de 60 anos. (Página 4)

Bolsonaro e Trump: oque une e separa (Página 5)

Presidenciáveis analisam Petrobras (Página 33)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete : ‘Bolsa caminhoneiro’ cria guerra por incentivo fiscal em Brasília
Empresas que perderam benefícios em pacote do governo recorrem ao Congresso para tentar reverter situação
Setores afetados pelo “bolsa caminhoneiro”, pacote de R$ 13,5 bilhões anunciado pelo governo para subsidiar o diesel, recorrem ao Congresso para evitar perda de benefícios, informam Adriana Fernandes e Idiana Tomazelli.
Deputados do Amazonas atuam para que a indústria de bebidas da Zona Franca não perca incentivos fiscais. A Confederação Nacional da Indústria acionou parlamentares para lutar contra o fim de benefícios a exportadores, mesmo movimento da indústria química.
O setor agropecuário tenta barrar o tabelamento do frete e a indústria automobilística praticamente fechou os termos do Rota 2030, novo programa de incentivos com custo de até R$ 1,5 bilhão. Se as pressões atingirem o objetivo, o governo poderá ter de elevar tributos para fechar as contas. (Economia / Págs. B1 e B4)

‘País pode ter crise severa’
Para o economista e presidente do Insper, Marcos Lisboa, País precisa deter lobby das corporações, que se opõem às reformas, e debater o problema fiscal na campanha para evitar crise severa. (Pág. B5)

‘Governo não tem legitimidade’
Entrevista : Geraldo Alckmin, PRÉ-CANDIDATO DO PSDB
O ex-governador de SP disse que, caso seja eleito, não pretende defender o “legado” do presidente Michel Temer, cujo governo “não teve voto”. Alckmin também descarta dar indulto ao ex-presidente Lula. (Política / Pág. A4)

Imunoterapia contra câncer avança no País (Metrópole / Pág. A17)

Notas & Informações
A hora da esperança
Desesperança é perigosa para o País porque tende a eliminar a responsabilidade do eleitor pelo seu próprio futuro. (Pág. A3)

Depois do avanço, a neblina
Crise nos transportes baixa expectativas na economia. (Pág. A3)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete : 62% dos jovens deixariam o Brasil
Ao todo, 43% da população adulta tem desejo de sair do país, diz Datafolha; facilidade para saída e frustração são razões. Cerca de 70 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais deixariam o país se pudessem, mostra pesquisa Datafolha feita em maio. O número representa 43% da população total do país.
O percentual chega a 62% quando são consideradas somente as pessoas que têm de 16 a 24 anos. Ao todo, 19 milhões de jovens afirmam que, se tivessem opção, sairiam do Brasil. O êxodo não fica na intenção. O número de vistos para os Estados Unidos, preferido dos que querem se mudar, dobrou de 2008 a 2017.
Também cresceram pedidos de cidadania portuguesa. Entre os fatores que explicam o desejo estão a maior facilidade para se mudar e a frustração com o país, segundo o professor Flavio Comin, d aUFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Os que gostariam de deixar o Brasil são maioria ainda entre quem tem ensino superior, 56%, ena classe A/B (51%). A consequente saída de talentos do país pode prejudicar o mercado de trabalho. Mas, de acordo com Marcos Fernandes, pesquisador do Cepesp FGV, esse movimento é de curto prazo. A médio prazo, o Brasil pode ganhar profissionais mais bem formados, (Cotidiano B1)

Direitista tem favoritismo na eleição de hoje na Colômbia
Iván Duque, 41, que defende endurecer com a Venezuela, é favorito no segundo turno do pleito que elegerá o primeiro presidente da Colômbia após o acordo de paz com as Farc, informa Sylvia Colombo.
Seu rival é o esquerdista Gustavo Petro,58, que propõe diálogo com Caraeas. O novo presidente encontrará uma economia em recuperação. (Mundo A16)

Facebook abriga mercado ilegal de animais silvestres
O Facebook virou a maior feira de venda ilegal de animais no país, segundo fiscalização do Ibama. O instituto, que resgatou 310 animais recentemente, diz não ter apoio da rede social. A empresa afirma colaborar com autoridades, retirando do ar páginas denunciadas. (Ciência B7)

0 que pensam os eleitores de Ciro
Folha convida simpatizantes do pré-candidato (PDT) para um bate-papo. (Poder A12)

Otávio Frias Filho
Só a democracia é capaz de regular a sociedade atual (Ilustríssima (Pág.3)

Cristovão Tezza
0s energúmenos pedem, aos gritos, a volta da ditadura (Ilustrada C6)

Para pesquisadores, os movimentos de renovação política no país estão errados (Ilustríssima (Pág. 4)

Editorial
Censura travestida Sobre bloqueio de notícias pela justiça Eleitoral.
Clima em crise Acerca de efeitos aparentes do aquecimento global. (Opinião A2)

————————————————————————————

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.