Outubro é conhecido por ser o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Considerando isso, para proporcionar maior informação, a Advogada Especialista em Direito Previdenciário – Jéssica Galvani, lista abaixo os principais direitos que as mulheres diagnosticadas com câncer de mama possuem:

  1. BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS: a mulher acometida com câncer de mama poderá requer ao INSS auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, a depender do grau de incapacidade da doença, comprovado por meio de atestado médico. Além disso, é necessário preencher o requisito da carência (12 contribuições), em regra.
  2. ISENÇÃO DA CARÊNCIA: Se o câncer de mama for diagnosticado como neoplasia maligna, a mulher terá direito ao recebimento de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, independentemente das doze contribuições (carência);
  3. ACRÉSCIMO DE 25% NO BENEFÍCIO: necessitando de auxilio de terceiros/acompanhante por conta da doença, a mulher terá direito ao recebimento de um acréscimo de 25% no valor da sua aposentadoria por invalidez.
  4. AUXÍLIO-ACIDENTE: A mulher com câncer de mama, poderá receber também auxilio-acidente, que é uma indenização ao trabalhador que possuem alguma redução na sua capacidade laboral, decorrente de sequelas.
  5. BENEFÍCIO PARA QUEM NÃO CONTRIBUI: é possível o recebimento de benefício assistencial se a mulher comprovar que apresenta impedimentos de longo prazo (igual ou superior há dois anos) e que a renda per capta (por membro) da família não ultrapassa ½ (meio) salário-mínimo.
  6. SAQUE DO FGTS E PIS: a mulher com câncer de mama poderá resgatar das quantias que tiver disponíveis no FGTS ou as quotas do PIS.
  7. ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA: pessoas acometidas de neoplasia maligna (câncer) podem solicitar a isenção do imposto de renda dos proventos de aposentadoria ou reforma.
  8. RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA: mulheres acometidas de câncer de mama podem realizar a reconstrução mamária custeada pelo SUS.
  9. MEDICAMENTOS GRATUITOS: os medicamentos devem ser custeados pelo SUS, mesmo não estando no rol de medicamento previstos pela RENAME, é possível solicitar junto à Secretaria de Estado ou do Município, ou ainda Judicialmente o fornecimento do medicamento pelos entes federativos.
________________________________________________________________
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.