Paraná disputa Olimpíadas Escolares no Ceará

0

Com 148 atletas de 11 modalidades, a delegação do Estado do Paraná inicia nesta sexta-feira (10), em Fortaleza, no Ceará, a participação nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, com alunos de 12 a 14 anos, dos dois sexos. São os colégios e alunos campeões dos Jogos Colegiais do Paraná. Os alunos da faixa etária de 15 a 17 anos vão disputar a mesma competição em Goiânia, Goiás, de 3 a 12 de dezembro.

As 11 modalidades em disputa são atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez, entre as individuais, e basquetebol, futsal, handebol e voleibol, das coletivas. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.

Nas modalidades coletivas, os paranaenses na competição são: basquetebol – Colégio Portinari (feminino), de Londrina, e Colégio Estadual Padre Reus (masculino), de Pérola do Oeste; futsal – Colégio Caesp (feminino), de Foz do Iguaçu, e Colégio Opet Bom Retiro (masculino), de Curitiba; handebol – Colégio Estadual Humberto de Campos (feminino), de Santo Antônio do Sudoeste, e Colégio Estadual Honório Fagan (masculino), de Floraí; e vôlei – Colégio Nossa Senhora de Sion (feminino), de Curitiba, e Colégio Dom Bosco (masculino), de Maringá.

Só nas modalidades coletivas são 80 atletas, 10 de cada equipe (feminino e masculino). Os demais são das individuais, com os respectivos números (50% feminino e 50% masculino: 20 no atletismo; 4 no ciclismo; 4 na ginástica rítmica; 16 no judô; 16 na natação; 4 no tênis de mesa; e 2 de xadrez.

Em 2009, na faixa etária de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas, em Minas Gerais, o Paraná ficou em quinto lugar com 19 medalhas (7 ouros, 6 pratas e 6 bronzes). A melhor campanha foi na faixa de 15 a 17 anos, em Londrina e Maringá, quando o Estado foi vice-campeão nacional com 37 medalhas (16 de ouro, 6 de prata e 15 de bronze), atrás só de São Paulo.

As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB, e apoio do Governo do Ceará e dos estados, estes com a responsabilidade do transporte até a cidade-sede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.