29.4 C
Cambé
domingo, abril 21, 2024
spot_img

PIS/Pasep: consulta ao abono salarial já está disponível, confira possíveis erros que podem prejudicar o acesso ao benefício

Informações enviadas incompletas ou incorretas na Rais podem prejudicar o colaborador a ter acesso ao abono salarial.

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

A consulta ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) está disponível aos trabalhadores desde o último domingo (5), mas diversos brasileiros estão enfrentando dificuldades para conferir se possuem direito ao benefício ou não.

Para saber se o colaborador tem direito ao abono salarial, ele deve acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS) , disponível para smartphones, ou pelo telefone no número 158.

Informações incompletas podem prejudicar a conferência dos trabalhadores aos seus direitos ao PIS/Pasep, por isso é essencial conferir se os dados estão corretos dentro da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e no eSocial, além da inserção correta dos números do PIS/Pasep.

Os pagamentos começam já na próxima quarta-feira (15) e 22,9 milhões de colaboradores têm direito ao abono salarial, sendo que 20,4 mi recebem pelo PIS (trabalhadores do setor privado) e 2,5 mi pelo Pasep (funcionários do setor público). O montante a ser pago é de R$ 24 bilhões.

Vale lembrar que quem tiver direito e não realizar o saque dentro do calendário previsto, deverá aguardar até o início dos acertos do abono salarial do próximo ano-calendário. 

Conforme Resolução nº 838, de 24 de setembro de 2019, fica assegurado ao trabalhador o direito ao Abono Salarial pelo prazo de cinco anos.

Erro na Rais

Se o trabalhador se encaixar nos requisitos para receber o PIS/Pasep mas estiver constando como “não habilitado para o benefício”, pode ser que suas informações na Rais estejam incompletas ou incorretas.

Para conferir as informações da Rais, o colaborador pode acessar este link do governo.

A Rais é preenchida pelos empregadores e qualquer atualização deveria ter sido entregue até o dia 30 de setembro de 2022. Se o envio foi feito em atraso, o saque do abono salarial só poderá ser feito no próximo ano.

Erro no número do PIS/Pasep

Se o número do PIS/Pasep informado na Rais estiver errado, o trabalhador não conseguirá conferir se possui direito ou não ao abono salarial.

No app da CTPS digital será possível conferir o número informado no contrato de trabalho. Basta entrar no aplicativo, acessar “Contratos”, localizar a empresa que trabalha e clicar no ícone “+”, quando aparecerá o número do PIS/Pasep.

Se o número não constar no contrato, o trabalhador também poderá enfrentar dificuldade para consultar o abono salarial.

Se for constatado algum desses erros, o colaborador deve entrar em contato com o empregador para pedir a correção ou inclusão da numeração do PIS/Pasep.

Notícias Contábeis

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

Redação Portal Cambé
Redação Portal Cambéhttps://www.portalcambe.com.br
Editor e fundador do Site Portal Cambé. Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
44,604SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
spot_img
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/

Mensagens de Boa Noite

WhatsApp chat