Estoque de sangue no hemocentro caiu cerca 15% na pandemia

0

Desde o início da pandemia o estoque de sangue no Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina caiu cerca 15%. Com a aproximação do Carnaval, o apelo da direção é para que a população doe o quando antes. 

São necessárias doações de todos os grupos sanguíneos, sendo positivos e negativos. A reposição não é feita com a mesma celeridade que a saída. O ideal seriam pelo menos 50 doações diariamente, mas atualmente esse número gira em torno de 20 nos dias da semana.

O sangue colhido no Hemocentro do HU atende por exemplo cirurgias de urgência e emergência. As bolsas coletadas são fornecidas  para 22 hospitais da região de Londrina. O risco, segundo o coordenador Hemocentro do HU, Fausto Celso Trigo, é que a situação entre em colapso e pacientes acabem morrendo por falta de transfusão. “todas as doações são bem-vindas, principalmente, do sangue O Negativo (tipo universal), utilizado em emergências, quando não se sabe o tipo sanguíneo do paciente”. 

No sábado (26), o Hemocentro funcionará das 8h às 17h30 e na quarta-feira de Cinzas (2) de março, o horário de funcionamento será das 13h às 18h30.

As doações podem ser feitas com agendamento no site. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.