15.4 C
Cambé
domingo, maio 26, 2024

Saúde financeira: dicas para melhorar suas finanças pessoais  

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

Saúde financeira engloba uma série de hábitos e comportamentos inteligentes que proporcionam organização e tranquilidade na área financeira de nossas vidas, como por exemplo, gastar menos do que ganha, não atrasar pagamento de contas para evitar a cobrança de juros, entre outros. 

Esse tipo de saúde proporciona tranquilidade e bem-estar. Afinal, quem consegue ficar tranquilo quando sabe que tem uma conta para vencer amanhã, mas não tem o recurso para pagá-la, não é mesmo?  

Vantagens de cuidar da sua saúde financeira 

A saúde financeira é base para todos às outras necessidades da sua vida. 

Ao saber que você possui recursos para pagar todas as suas contas, a sua mente consegue ficar tranquila e sem preocupação quanto a dinheiro, o que acarreta em outros sentimentos positivos. 

E o contrário é verídico também.  

Se você não tem dinheiro para pagar suas contas, há uma grande chance de você ficar nervoso, estressado, preocupado, contrair doenças, não conseguir dormir ou até mesmo sofrer humilhações. 

Quais são esses cuidados? 

Separamos as principais dicas para você conquistar uma saúde financeira positiva: 

  • Envolva toda a família: Caso você more com mais pessoas em sua casa, é essencial que todos cooperem com o processo de reestruturação das finanças da família, para que assim, os resultados sejam assertivos e duradouros. 
  • Organize de forma visual os seus ganhos e despesas: Faça um controle visual das entradas e saídas mensais. Para isso, utilize planilhas no Excel ou um caderno. Lembre-se que o método mais efetivo é sempre o que você consegue se adequar e inserir na sua rotina. 
  • Invista: Faça com que o seu dinheiro renda conforme o passar dos anos. Para isso, é necessário investi-lo. Comece por investimentos mais seguros e depois de adquirir experiência e conhecimento, opte por opções que possuam um pouco mais de risco. 
  • Quite as dívidas: Essa deve ser uma das primeiras ações que você deve tomar, uma vez que dívidas em atraso possuem juros, os quais, por sua vez, são gastos desnecessários que poderiam estar sendo gastos de uma forma mais proveitosa. Uma ótima opção para sanar esse item é a contratação de empréstimos que possuem juros menores que os da sua dívida atual, como por exemplo o crédito com garantia de imóvel, o qual é uma modalidade de crédito que oferece juros baixíssimos e ótimas condições de pagamento, uma vez que possui um bem como garantia da operação. 
  • Reveja seus gastos e hábitos: Corte gastos desnecessários e hábitos que consomem o seu salário, por exemplo: aplicativos de delivery muitas vezes na semana, compras por impulso, anuidade do cartão de crédito, juros decorrentes de atraso no pagamento de contas por conta de desorganização, etc. 
  • Não deixe de se divertir: Não seja radical! Lazer é tão importante quanto os momentos de trabalho, mas é preciso dosá-lo de acordo com as suas possibilidades financeiras. 
  • Procure trabalhos extras: Se precisar aumentar a sua renda, procure por trabalhos temporários que proporcionem uma renda extra. 
  • Estabeleça metas e objetivos financeiros: Com isso, é possível alcançar patamares que você não teria conseguido caso não tivesse se organizado e se proposto a realizar. 
  • Tenha um pensamento de longo prazo: Realize planejamentos de curto, médio e longo prazo, para você conseguir manter a saúde financeira em todas as fases da sua vida. 
  • EXTRA – Estude: Quanto mais você entender como o dinheiro funciona, melhor a sua saúde financeira ficará com cada vez menos esforço. 

E lembre-se que essas dicas devem ser implementadas na sua rotina de forma permanente, para que a sua saúde financeira se mantenha positiva durante anos e anos. 

Conclusão 

Não tem preço que pague a sensação de possuir uma saúde financeira positiva. 

Calma, na verdade tem sim! É aí que entra o seu planejamento financeiro e todas as outras dicas que especificamos acima. 

E se precisar, lembre-se que a opção de contratar uma modalidade de crédito com juros baixos, como o crédito com garantia de imóvel, é uma ótima alternativa. 

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

Redação Portal Cambé
Redação Portal Cambéhttps://www.portalcambe.com.br
Editor e fundador do Site Portal Cambé. Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
44,604SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
spot_img
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/
WhatsApp chat